Protótipo + Agregação
Habitação de emergência
Arquitectura
21por2 Studio
Cliente
FAUL
Localização
Lisboa, Portugal
Ano
2019
Fase
Estudo preliminar
Renderização
21por2 Studio
Programa
Habitação multifamiliar
Partindo de um desafio de pequena escala, o projecto requeria o desenho de um pequeno modelo de habitação - protótipo - pensado para seis pessoas, com posterior agregação em terreno desconhecido. O desenho do protótipo era limitado a 33m2 e 165m3.
A proposta apresentada define um rectângulo, do qual é retirado um dos cantos acertando a área e permitindo um futuro pátio na fase de agregação. Maximizando a distribuição funcional na vertente da privacidade e espacialidade, o modelo desenhado separa claramente o espaço servidor (motor) do espaço servido (barco), situando as funções das águas no volume saliente.
O piso térreo acolhe as funções sociais, enquanto que o piso 01 acolhe as funções privadas. Prevenindo possíveis terrenos de grandes constrangimentos constructivos, o protótipo apresenta uma estrutura metálica no seu esqueleto de modo a tornar todo o volume mais leve.
Na agregação, e tratando-se de um vazio urbano integrado num tecido consolidado, a volumetria principal objectiva a colmatação do contínuo urbano. Assim, a frente de fachada apresenta-se como o maior volume, fazendo transição entre a escala urbana e a escala humana.
Aproveitando o declive deste vazio urbano, a base sólida da agregação acolhe um espaço para comércio local, uma área de trabalho e os arrumos, um por cada unidade de habitação. A partir deste piso é possível aceder ao pátio central verde que se gera no piso 01, em torno do qual as unidades habitacionais se encontram.