Moradia na Patameira
Uma casa no Oeste
Arquitectura
21por2 Studio
Engenharia
Silva Mendes Eng.
Cliente
Privado
Localização
Sobral de Monte Agraço, Portugal
Ano
2022
Fase
Licenciamento
Renderização
21por2 Studio
Programa
Habitação unifamiliar
Estabelecendo-se numa zona maioritariamente rural, nas proximidades de Sobral de Monte Agraço, a moradia insere-se num tecido de casas em contínuo que balizam uma rua de cariz rural, que termina num chafariz comunitário.
Apresentando uma edificação completamente em ruina, o aproveitamento da mesma - embora tenha sido a primeira premissa do projecto - foi rapidamente descartada, dada a má condição estrutural da estrutura, bem como os seus muito baixos pés direito. Assim, o desafio partiu totalmente de um terreno limpo de qualquer construção.
Ligeiramente afundada no terreno, a casa proposta desenvolve-se em comprimento, procurando abrir-se para o espaço exterior sempre que possível. Na proposta, a palavra de ordem foi a amplitude de espaço.
Restringida por inúmeros parâmetros urbanísticos, a casa desenvolve-se numa mezzanine sobre o espaço de sala, ampliando-o na sua zona mais social. Sobre esta, um open-space de estudos conecta o espaço de convívio inferior com o espaço de convívio outdoor. Do terraço, a vista torna-se desafogada, apresentando visibilidade sobre todo o espaço do Oeste português.
Procurando maximizar as áreas disponíveis, a proposta busca a simplicidade de organização, dispondo-se ao longo de um corredor que separa o espaço comum dos quartos e zonas privadas da casa.
No exterior, a volumetria mantem-se simples, evitando o destaque numa zona tão característica. Apenas o branco é quebrado pela presença de um revestimento em pedra de tonalidade escura, oferecendo-se aquele toque especial.