Moradia Amadora
Uma casa para agricultores na Amadora
Arquitectura
21por2 Studio
Localização
Amadora, Portugal
Cliente
Privado
Ano
2020
Fase
Estudo Preliminar
Renderização
21por2 Studio
Programa
Habitação unifamiliar
Mantendo-se como um volume simples, a proposta organiza-se em função da sua privacidade, maximizando a área de implantação permitida e aproveitando ao máximo a exposição solar de que dispõe. O volume, ao integrar-se na envolvente construída, divide-se em dois, tanto em planta como em corte.
Para tirar proveito da iluminação solar prevalecente de oeste, bem como da vista mais desafogada, a zona comum é desenhada com orientação tardoz, abrindo-se para o espaço verde.
A proposta procura ser um volume, dentro de um volume, facilitando a arrumação de zonas e libertando os espaços comuns como áreas ininterruptas.
A simplicidade aparente no projecto existe tanto nos espaços interiores, como na imagem exterior. Os acabamentos exteriores do volume construído mantêm-se harmoniosos e discretos, sendo maioritariamente compostos por planos brancos com quebras, negativos e apontamentos em madeira.
Já no interior, mantiveram-se os tons quentes e simples dos planos brancos com a madeira, sendo apenas quebrado pelo uso de uma pedra composta de tonalidade encarnada. Este tom torna o espaço mais quente e oferece ao mesmo um toque distintivo e único, destacando sobretudo actividades com uso de água.