Moradia Santiago
Uma casa suspensa em Setúbal

Arquitectura
21por2 Studio + Villas Studio

Engenharia
Côte D'Azur Eng. 

Cliente
Privado 

Localização
Setúbal, Portugal

Ano
2022

Fase
Em Obra

Renderização
Villas Studio

Programa
Habitação unifamiliar

Respeitando o polígono de implantação permitido, a proposta - uma moradia unifamiliar, de cariz único, nos arredores de Setúbal - foca toda a sua atenção em duas antíteses: a permeabilidade visual e a privacidade.

Descrevendo-se como dois volumes pousados um sobre o outro, a casa compõe-se em dois pisos, sendo o piso inferior o embasamento para uma volumetria superior suspensa sobre este. Tirando proveito da sua antítese natural, a proposta procura esconder a fachada principal e os seus espaços, abrindo-se para a vista desafogada a tardoz.

Na entrada, o volume revestido a madeira contínuo desde o espaço de garagem, escondendo-a, recebe e protege o utilizador na sua chegada à habitação. Sobre este também os quartos se organizam em torno de um pátio recatado, que acolhe e une os espaços de dormir das crianças da família.

Em oposição, na zona tardoz, o volume abre-se sobre a paisagem - tanto ao nível da permeabilidade visual da fachada, como na sua altura de pé direito nas zonas sociais. A sala conecta-se a uma extensão do pavimento para uma zona de pátio tardoz com piscina, ampliando a sua área e esbatendo a divisão entre interior e exterior. Imediatamente por cima, também a suite principal se abre sobre a paisagem, sendo transparecida a experiência do estar no exterior para todos os espaços privados.

Os tons de branco puro da moradia contrastam fortemente com o tom amadeirado do revestimento exterior. A escolha do cliente reflecte-se também nos materiais mais frescos no interior, predominando o branco e em alguns pontos, o dourado.