Indústria (Re)Visitada
Centro de apoio à comunidade sem-abrigo
Arquitectura
21por2 Studio
Cliente
FAUL + CMLisboa
Localização
Lisboa, Portugal
Ano
2018
Fase
Estudo preliminar
Renderização
21por2 Studio
Programa
Equipamento social
Representativas da história da industrialização, as unidades fabris aguardam hoje em estados expectantes de intervenção. Recentemente, a aposta no turismo como fonte de crescimento económico em Portugal tem mostrado ser uma estratégia de sucesso para o país.
Na proposta, revitaliza-se um percurso histórico pelos elementos fabris de Xabregas e Vale de Chelas, onde história nacional e identidade local se encontram. A proposta tem como ponto de partida as operações de renaturalização do Vale de Chelas, propondo um sistema contínuo de bacias de retenção, e oferecendo às unidades fabris programas dignos de sua identidade e seu lugar.
A Tinturaria Portugália, acolhe um programa de apoio à comunidade local, com especial foco nos sem-abrigo. O programa de apoio e acolhimento distribui-se ao longo da fábrica e do novo volume proposto que a colmata a norte. Distribuindo-se de sul para norte (das funções mais públicas para as mais privadas), o novo complexo abrange uma vasta gama de tipologias habitacionais de cariz especial, tanto a nível de agrupamento social como das próprias vivências dos sem-abrigo.
O complexo dilui a barreira de interior/exterior, facultando um complexo de transição entre a vida da rua e o interior de uma habitação. O bloco de águas central insere o complexo numa estratégia de sustentabilidade, organizando os constantes pátios centrais. Considerando as necessidades actuais de reabilitação do património industrial, procura-se aliar a inclusão social à descoberta dos valores que as grandes estruturas fabris apresentam, utilizando meios sustentáveis na proposta de intervenção.