Piscina Mirabilis
Museu de arte no reservatório em Itália
Arquitectura
21por2 Studio
Cliente
ReUse Italy
Localização
Mirabillis, Itália
Ano
2019
Fase
Concurso
Renderização
21por2 Studio
Programa
Equipamento cultural
Ao transformar de um antigo reservatório de água romano num novo museu de arte contemporânea, o percurso da água toma-se como conceito.
Começando na fonte (termas), a água era então recolhida através de um aqueduto que lhe permitia a viagem até ao meio urbano, onde passaria a ser armazenada pelos clássicos reservatórios.
Estes três momentos reflectem-se no desenho da proposta, no qual a cobertura é aproveitada como espaço de encontro e convívio, tornando-se num espaço verde e simultâneamente servindo de bacia de retenção às águas pluviais. No interior, o piso sobre-elevado reflecte o aqueduto, contendo uma parte significativa do programa num passadiço elevado por arcos. Por fim, a base assume novamente o seu papel perdido enquanto reservatório de água, contendo também a zona expositiva do museu.
Aqui também o seu desenho se apresenta livre, como a água no interior do reservatório, traçando um percurso que flui para a cota mais baixa.
A construção assume a ruína, mantendo as marcas evidentes do passar dos anos e deixando a intervenção ligeira. A nova plataforma é então assente em ligeiros pilares de betão que suportam a estrutura metálica e modulação pré-fabricada do pavimento sobre-elevado, distinguindo-se da alvenaria da época.
O passadiço do museu apresenta-se em madeira, material antes usado complementarmente às alvenarias.