Concurso Dimmuborgir
Centro de visitas na Islândia

Arquitectura
21por2 Studio

Cliente
BeeBreeders 

Localização
Dimmuborgir, Islândia

Ano
2019

Fase
Concurso - Finalista

Renderização
21por2 Studio

Programa
Equipamento turístico

A Islândia é famosa pelas suas paisagens naturais e vistas panorâmicas espectaculares.

Esta afirmação é tão verdadeira, que a ilha baseia o seu turismo num percurso conhecido como o "Círculo Dourado". Este percurso passa por 3 pontos principais: o Parque Nacional Thingvellir (terra), a Cascata Gullfoss (água) e a Área Geotérmica de Haukadalur (fogo).

A proposta procura interligar, não só os campos de lava Dimmuborgir, mas também o vulcão Hverfjall e o lago Mýtvan. Completo com o espectáculo de luzes da Aurora Boreal, o volume interliga todos os elementos naturais, criando uma promenade natural, onde cada volume corresponde um dos quatro elementos: terra, ar, fogo e água.

Inteiramente construído em madeira, como a arquitectura vernacular nórdica, a proposta retira inspiração às estruturas rochosas da vizinhança, colocando a estrutura pelo exterior. Esta, através do seu ritmo vertical, desenha uma galeria que apresenta toda a envolvente ao visitante, o qual pode a qualquer momento entrar num dos volumes, como se explorasse uma caverna.

Sobre-elevada do solo e feita de materiais inteiramente renováveis, o projecto reforça o contacto com a natureza através de uma pegada ecológica reduzida.

Começando no antigo centro de visitas, como um memorial ao local, a viagem, feita por uma série de rampas que garante a completa acessibilidade a qualquer visitante, termina no pátio interior, onde as crianças poderão brincar em local seguro de toda a imensidão envolvente.

O programa completa-se com uma sauna e termas, aquecidas com a energia geotérmica abundante, oferecendo uma experiência sensorial abundante: café (terra), ponto de informação central (fogo), banho termal (água) e pátio sob a Aurora Boreal (ar).